Sábado, 1 de Abril de 2006

Arroz

arroz.jpg


Hoje, e a pedido de várias familias (que por acaso já comeram muitas vezes arroz feito por mim, ehehehheh!!) deixo-vos aqui a receita base da confecção de arroz.

Curiosamente, muita gente tem dificuldade em cozinhar arroz, de forma a que fique inteiro, solto, ou malandrinho mas rijinho.
É extremamente fácil, se seguirem à risca estas dicas.

Cá vai!

Tendo em conta que a água é a parte mais importante na cozedura do arroz, temos de ter em mente, que é esta, que regula todo o processo. Por isso, muita atenção à água, pois serão obrigados a calcular a sua quantidade a "olho"!

Peguem na panela de pressão (sim, essa mesma, a de pressão!), e piquem lá para dentro, uma cebola, e uns 3 dentes de alho. Juntem umas 4 colheres de sopa de azeite, e deixem refogar um pouco, até a cebola estar douradinha.

Juntem o arroz (pré-lavado, ou não, conforme preferirem, e na quantidade que entenderem), e misturem-no bem com o refogado. Mantenham-no assim, mexendo sempre, durante 1 minuto. Depois, e aqui está todo o segredo, juntem água até cobrir o arroz, mas sem estar muito acima do nível deste. Ou seja, a água que cobrir o arroz, deve estar sensívelmente 1 dedo (2cm?) acima do nível do arroz. Temperem com sal e pimenta a gosto, mexam tudo, e fechem a panela.

Assim que esta apitar, apaguem o lume, mas mantenham-na fechada. Abram-na ao fim de 7 minutos, e vão ver que o arroz está solto, rijinho, como manda " a lei"!

Esta receita de arroz branco, é a base de qualquer arroz seco e solto. Se optarem por outro arroz qualquer, basta que juntem o ingrediente escolhido ao refogado, antes de adicionarem o arroz (tomate, cenoura, ervilhas, etc, etc)

Bom apetite!!
cozinhado por Tia Rute tia rute às 00:53

link do post | Prove um bocadinho | favorito
4 comentários:
De ferrus agoniado a 9 de Dezembro de 2006 às 23:03
esse arroz não tem nada a ver com um extraterrestre que nos apresentaste um dia destes, pois não? É que aquilo de solto não tem nada, de líquido tb não, de malandrino tb não me parece e digo-te...o "tal" arroz para tapar buracos em estradas...owó. A propósito...dei aquilo a umas pessoas que eu detesto e posso dizer-te que estiveram 2 semanas sem poder trabalhar pq meteram baixa forçada...Dormiram na sanita e tudo...eheheheh



Beijos ;-)
De isa a 10 de Maio de 2006 às 01:17
Odeio a panela de pressão. Não pode ser no tacho normal e conseguir o mesmo resultado?
De Carla a 23 de Abril de 2006 às 19:40
Eu aodro o teu arroz, sou das que já o comeu, eheheeh! Não uso panela de pressão nem sei se alguma vez me habituarei, é pena. Aprendi uma vez no DN, numa secção de receitas de famosos, a fazer o arroz solto pois nunca conseguia e chegava a usar o Uncle Ben's quando o queria assim. Desde então, tenho conseguido que fique solto, mas nada se compara ao teu arrozinho, por isso sempre que posso comê-lo não me faço rogada, eheheh! Um beijo grande, cozinheira linda!
De dactilografa a 19 de Novembro de 2008 às 20:37
keké um refogado,hein???????????????????

Comentar post

.mais sobre mim

.Debicar neste blog

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.gulodices recentes

. Ameijoas à Bulhão Pato

. Esparguete com gambas

. Arroz

. Feijoada à transmontana (...

. Sobremesa de maçã

. Feijoada de marisco

. Tomates recheados

. Bacalhau saloio

. Manjar de príncipe

. Encharcada ou charcada

.Arcas frigoríficas

. Março 2008

. Agosto 2006

. Abril 2006

. Janeiro 2006

. Outubro 2005

. Agosto 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub